sábado, 7 de abril de 2007

Quem carregou no fast forward?

Ainda ontem eu era a miudinha tímida, que se sentava caladinha à mesa com os mais velhos, e ouvia. Ainda ontem eu arriscava um ou outro comentário, murmurando mais para dentro que para fora. Ainda ontem eu achava que as minhas séries, as minhas músicas, os meus filmes eram os melhores do mundo, e que o resto era antiquado e ultrapassado.
Ainda ontem os meus pais foram sempre meus pais, os velhos foram sempre velhos, os bebés eram sempre bebés, e eu tinha sempre quinze anos.
E de repente, puseram-me do outro lado. Sentada à mesa com um miúdo de dezasseis anos, dou por mim a pensar como ele me vê. Porque também já vi gente por esses olhos. Eu sou um dos "mais velhos", um dos amigos do pai. Que às vezes têm aquelas conversas chatas, que falam daqueles filmes antigos e daquelas séries que ninguém vê.
De repente tenho passado. Falo de coisas que ele não conhece, admiro coisas de que ele se ri. Não tenho a sensação que tenha sido progressivo. Foi como se um dia tivesse quinze anos e no dia seguinte acordasse com trinta.
Senti uma estranha necessidade de que ele não me visse com aqueles olhos. Que não me visse como um dos "mais velhos". Não porque me custe aceitar a idade. Mas porque eu não me vejo como "mais velha".
Ninguém é dono da juventude. Todos vamos ser mais velhos, e ser vistos como mais velhos. Mas é complicado quando percebemos que a imagem que temos de nós já não é a mesma que alguns vêem. Suponho que não há nada a fazer. Mas fica o protesto: foi depressa demais!

1 Comments:

  • Claro que podemos fazer sempre uam perninha dos dois lados. É sempre mais cool! LOL

    By Blogger Firehawk, at 8:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home