quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Que é isto do papel?

No início era a Certidão de Nascimento. Logo a seguir o Boletim de Vacinas e o Cartão da Caixa. E durante vários anos é só isso, e nem sequer temos que ser nós a carregar com eles. Mas depois vem o Bilhete de Identidade, os cartões da Escola e da Universidade, do Clube Desportivo, do Clube de Vídeo. O Cartão de Eleitor, o Cartão de Contribuinte e os Recibos Verdes, a Carta de Condução, o Registo de Propriedade do Carro, mais o papel do Seguro do Carro, e o da Inspecção, e os Selos. Selo do Seguro, selo municipal, selo da inspecção. O Cartão do Seguro de Saúde, do El Corte Inglês, da Sapataria, do Health Club, o do Emprego, o dístico do carro para entrar no Estacionamento, os cartões de visita...! E depois as papeladas. Do IRS, da casa, da água e da luz e do gás, das contas no Banco e dos empréstimos, e dos seguros, e dos casamentos e dos divórcios, das heranças, dos nascimentos dos filhos... e por fim, tudo acaba como começou, com uma certidão. A de óbito. Aí vingamo-nos e ainda deixamos papelada para serem os outros a tratar.
Ainda me lembro do momento exacto em que me apercebi. A nossa vida é papel. Papel, papel e mais papel. Tenho papelada, logo existo. Tive saudades de ser criança e não ser ninguém. Quando a única papelada para organizar eram os desenhos a lápis de côr. Mas é assim, crescer é acumular papel. Lamentavelmente, não necessariamente do verde.

3 Comments:

  • E daqui a uns tempos o cartão da Chicco, o cartão do Toys'r'us, o cartão da Pré-Natal, o cartão do Imaginarium, o Cartão... :-)))

    By Blogger ., at 5:35 da tarde  

  • ainda terás saudades do papel. em breve será o tempo do chip. chips para tudo e mais alguma coisa :)

    By Blogger antónio, at 1:23 da manhã  

  • Mas o papel serve tb para escrever e deixares para sempre aquilo que sentes em documento! Isto é o QDP: encontrar o que há de positivo nas coisas negativas.
    Um grande abraço...

    By Blogger Confessionário, at 11:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home