segunda-feira, 29 de agosto de 2005

Livros

Uma das coisas que gosto em ler um livro é aquela capacidade divina de fazer acontecer as coisas à velocidade que eu quiser. Posso prolongar eternamente um momento, deixar-me ficar numas linhas e não avançar enquanto não me apetecer. Ou viver o mesmo momento vezes sem conta, simplesmente porque me apetece tornar a gozá-lo. Ou voltar a ler com mais atenção partes que da primeira vez me escaparam, porque achei que não eram especiais. Parar de ler, porque tenho medo de saber o que vai acontecer. Ou ler o mais depressa que consigo, para saber como vai acabar, porque já não aguento de ansiedade. E se não gostar do final, invento um a meu gosto. Ou digo a mim mesma que nada daquilo realmente aconteceu.
Tudo coisas que a capacidade de mero mortal não permite. Tudo coisas que a vida não permite. Se permitisse se calhar não tinha piada. Tinha?