quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Stoned

Nunca fui grande fã e só conheço aquelas músicas que toda a gente conhece. Start Me Up, You Can’t Always Get What You Want, Satisfaction, Angie... Mas fui. Oiço falar deles e vejo-os passar na televisão desde que nasci. Aqueles homens magros e feios, antípodas dos Beatles, e que toda a gente diz serem os maiores.
Fui curiosa e desconfiada. Estava com receio que ficar ali sentada a secar, a ver 4 velhotes a levar outra grande seca.
Mas quando, a meio do espectáculo, dei por mim de boca literalmente aberta, rendi-me às evidências. Desde os meus dez anos, perdi a conta das bandas rock que vi ao vivo. Nada chega àquilo que vi no Dragão, este Sábado. E não, não é só o fogo de artifício, o palco abismal, as luzes, o ecran realmente gigante e a boca vermelha insuflável do tamanho de 3 andares. São eles. E convém recordar que o mais jovem membro da banda tem 58 anos, e que o vocalista tem 63. Talvez por isso saibam o que é dar um espectáculo, como mais ninguém sabe.



Correm, saltam, fazem movimentos amplos e interagem uns com os outros com um ânimo que não seria de esperar para quem fez isto a vida toda. De longe ninguém lhes daria mais de 35.
Foi a primeira vez que senti que aquelas pessoas estavam ali a trabalhar para mim. Para ME fazerem feliz, para ME divertirem. E que estavam satisfeitos por fazê-lo.
Para quem não sabe, o Mick achou que as pessoas com menos dinheiro e que tinham ficado no extremo oposto do estádio (e os viam com 5 milímetros de altura) também tinham direito a vê-los de perto. E foi assim que, subitamente, parte do palco se separou, e toda a banda, com bateria, teclados, guitarristas e Mick, vieram em cima dela, rolando até à outra ponta do estádio. E tocaram três músicas mesmo ali à nossa frente. É verdade que é preciso ter dinheiro. Mas as ideias boas só se têm quando se pensa para quem se fazem as coisas.
Depois de quase duas horas, ficou claro para mim porque razão têm este homens o sucesso que têm, ao fim de tantas décadas.
Foi uma honra lá estar. E, perdoem-me o trocadilho óbvio, ninguém saiu de lá com falta de Satisfaction.