terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O mundo deveria ser todo assim

De toda a ficção que vi até hoje, houve alguns lugares que me fizeram interrogar... Porque é que não fizémos o mundo assim?

Um deles é Cabot Cove, a cidadezinha da série "Crime, disse ela". Supostamente localizada no estado do Maine, diz-se que na verdade era uma cidade na California que serviu de fundo ao lugar onde a escritora Jessica Fletcher escrevia os seus livros. Sempre me atraiu aquele lugar, onde as pessoas se conhecem, se ajudam, vão a casa umas das outras, passeiam juntas. Onde se vai de bicicleta à mercearia. Onde não há prédios, e as casas são brancas e de madeira, integrando-se perfeitamente no ambiente natural. E acima de tudo, onde há espaço maioritário para o verde e para o mar.






Lugar muito diferente é Hobbiton, a terra onde há séculos vivem os Hobbits, seres pequenos de pés gigantes e peludos, heróis de "O Senhor dos Anéis". Um povo que se anichou nuns montes verdes, numa terra atravessada por um riacho, e onde viviam em comunhão com a natureza, para sentir o prazer da vida a passar, com calma e sem ambições. Viver para viver. O lugar existe mesmo, na Nova Zelândia, mas o governo não quis mantê-lo após as filmagens, pelo que é hoje um lugar ao abandono, ainda que muito visitado.






Aahh, e Cicely. O lugarzinho perdido no Alasca, que servia de cenário mágico à série "Northern Exposure", em português "No Fim do Mundo". Não era uma cidade particularmente bonita, e o frio imperava a maior parte do ano. Mas não havia espaço para a impessoalidade. E o mais fascinante, cada pessoa tinha as suas características, as suas diferenças, as suas loucuras, e toda a gente as encarava com naturalidade. E apoiavam-se nas suas buscas pessoais.






E finalmente, claro, o mundo Disney. Entrar naquela Main Street USA é dar um passo para um mundo mágico. O mundo como ele devia ser, bonito, acolhedor, musical, repleto de fantasia, e principalmente um mundo onde é permitido aos adultos rirem, brincarem, surpreenderem-se e descobrirem como crianças. Onde, sabe-se lá porquê, as pessoas se dão bem e são todas iguais. Onde os ódios e as irritações parecem não entrar.






Talvez seja realmente mais fácil os lugares onde vivemos se assemelharem a estes que só visitamos. Porque pensando bem, às vezes... talvez bastasse querer.

1 Comments:

  • mas se descobrires um sítio asism já sabes...telefona...pelo menos por lá terás um amigo! Eu também quero ir!

    By Blogger Firehawk, at 11:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home