segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Gene Anthony Ray (1962-2003)



É provavelmente uma das personagens mais marcantes da minha infância. O jovem indomável dançarino da série Fame. Todas as tardes de Sábado, lá estávamos nós em frente à televisão, para ver aquele grupo de miúdos com talento, que iam viver para sempre.
A maior parte deles viveu aqueles anos no topo do mundo e depois esbateu-se no esquecimento, no meio de tantos outros à procura do mesmo.
Na vida real, ele não era muito diferente do Leroy. Rebelde, aprendeu a dançar nas ruas, e entrou para a verdadeira New York High School of the Performing Arts, Infelizmente, ao contrário de Leroy, foi expulso ao fim de um ano. Ganhou o papel em Fame, tanto graças ao seu estilo de dança crú como ao seu olhar hipnotizante. Mas foi retirado da série em 1984, quando a sua mãe foi presa por gerir uma rede de droga e ele não apareceu para trabalhar vezes sem conta. Durante cinco meses, deixou-se engordar enterrado no sofá de casa. Durante outros dois, comeu como um passarinho para voltar a caber no seu tamanho original de calças.
Mas nunca mais voltou a actuar em nada relevante. Participou no video “It’s Raining Men”, das The Weather Girls”. Foi chamado pela sua co-actriz Debbie Allen, a professora de dança de Fame Lydia Grant, a participar no filme “Out of Sync”, em 1995. Entrou no filme “Eddie”, com Whoopi Goldberg, em 1996.
Entretanto, deixava-se mergulhar numa vida de festas, álcool e drogas. Dormiu em bancos de jardim e partilhou um apartamento com uma actriz porno. Tentou em vão abrir uma escola ao estilo de Fame, em Milão.
Em 1996, foi-lhe diagnosticado o virus HIV.

Em 2000, vi-o. Em Roma, nas escadas Trinidade do Monte, junto à Praça de Espanha. Estava uma maravilhosa noite de Verão, e ele tinha-se juntado a um grupo que tocava guitarra e cantava. Fiquei na dúvida se seria ele, até que ele dançou. E o estilo Fame era inconfundível. Não estava gordo, como eu esperaria, e continuava a ser um prazer vê-lo dançar.

Interroguei-me sobre o que teria sido o percurso dele durante aqueles 16 anos. Mas não voltei a lembrar-me.
No dia 14 de Novembro de 2003, Gene morreu, vítima de enfarte, com 41 anos.
É estranho pensar como uma vida que parecia ter o melhor à sua frente, sofre um desvio para o nada.
Como me arrependo de não me ter dirigido a ele naquela noite. A vergonha realmente nunca serviu para nada. Restam-me agora os episódios no People & Arts. Vista hoje à distância, era realmente uma série muito bem feita.
Gene morreu. Mas o Leroy vai viver para sempre. E eu prefiro acreditar que ele ainda por lá anda, dançando pelas ruas de Nova Iorque.

Aqui fica um video para recordar, tributo de um fã.

3 Comments:

  • Durante anos aquela foi a minha série favorita. Eu era passado pelo Fame. Lembro-me que quando passou a dar á tarde, arranjei maneira d egravar e ver todos os episódios. o leroy, foi durante muito tempo o gajo mais cool que conheci. Depois chegoua a adolesc~encia... mas não vou esquecer nunca a série e a personagem que ele deu vida. Só foi pena ele não ter sabido aproveitar!

    By Blogger Firehawk, at 9:12 da tarde  

  • ainda ontem vi um, episódio da fama! Não sabia que ele tinha morrido!!!!

    By Blogger Ana, at 11:10 da manhã  

  • Gostei muito da descriçáo muito bom.foram bons tempos que já não voltam.

    By Anonymous Anónimo, at 9:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home