sexta-feira, 18 de março de 2005

Tudo Porra de Mal!

Nos livros, diz que é isto que acontece por dentro:
“Na quarta semana do ciclo, os níveis de estrogénio e de progesterona diminuem. Diminui também a produção de endorfinas.”
E diz que é isto que acontece por fora:
“Nesta fase surgem os sintomas decorrentes da diminuição dessa droga fisiológica, tais como ansiedade, tensão, cólicas abdominais, cefaleia, etc.”
Mas não há livro que possa explicar o que realmente se passa. 75% das mulheres sofre dela, da T.P.M. A probabilidade de eu não cair neste grupo era portanto mínima.
Demorei anos a perceber que a tinha! De vez em quando, eu tornava-me abismalmente gorda. De vez em quando, a vida era um buraco negro, nada do que eu fazia valia a pena, não nascera para ter sorte, não tinha qualquer utilidade neste mundo, qualquer mínimo problema era um sinal do meu destino lúgubre. Não havia nada no guarda-vestidos que me ficasse minimamente bem, até era uma vergonha sair à rua! As pessoas eram irritantes, não havia paciência para ninguém. Chorava por qualquer coisinha. Toda a gente parecia mais feliz do que eu. E eu nunca ia chegar a lugar nenhum. E uns dias depois, subitamente o mundo já era outra vez um lugar brilhante, cheio de oportunidades, e eu já era outra vez uma mulher talentosa e cheia de potencial!
Foi-me difícil perceber que havia aqui um padrão. Que havia um espaço de tempo sempre igual entre uma fase e outra. Valeram-me as sit-coms americanas, em que o afinal célebre “P.M.S.” justificava em tom cómico os ataques de fúria femininos.
Com as dores de mamas, de barriga e de cabeça posso eu bem! Não posso é com o mundo negro em que habito uns três ou quatro dias por mês. Depressão uma vez por mês é demais!
Mas a Tensão Pré Menstrual é implacável. Uma vezes mais, outras vezes menos intensa, mas raro é o mês que perdoa e se faz passar despercebida.
E não, não é coisa que se possa simplesmente contrariar. Não é questão de força de vontade. É químico, é coisa interna do corpo. É como viver drogada com as nossas maravilhosas endorfinas 25 dias do mês, e nos outros três não ter dinheiro para a dose.
E nesses dias, está simplesmente Tudo Porra de Mal!

2 Comments:

  • Oi...
    Não posso deixar de comentar esta alegre descrição daquilo que os nossos papás nos ensinaram que era o periodo!
    Pois é... eu não o tenho, mas já me fartei de levar com a porra do PMS de vários seres do sexo feminino que nessa fase da vida, do mês e da vida estão, e dizendo isto com muito amor e carinho: POSSUIDAS!
    Mas a vida é assim. E não há como mudar o ciclo da vida... não esquecer que depois do PMS vem a menopausa... mas isso são outros tostões.

    O que queria dizer é que prefiro a tua escrita ao natural. Sem voltas e voltinhas. Foi com frescura que hoje andei pelo teu blog. Esta pequena crónica da vida sob mesmo bem ler, porque não era pesada e apetecia ver nuam sit com.
    Faz mais assim!
    A gente vê-se!

    By Blogger Firehawk, at 7:07 da tarde  

  • Maravilhoso!!! excelente! Não é que é assim mesmo? E todos nos chamam de frescas,malucas, neuroticas,doença de velha...parabéns sofro desse mal e ninguém compreende!

    By Anonymous Anónimo, at 11:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home