quinta-feira, 27 de maio de 2004

Missão será-possível


Tempo: era do culto do corpo
Local: Health Club
Protagonista: mulher esperançada
Objectivo: ser mais com menos (peso).

Pronto, isto para não dizer que sou eu. Hoje, graças a uma amiga, inscrevi-me pela primeira vez na minha vida, num ginásio. Mas antes de tomar a decisão, fiz um pequeno périplo pelas instalações. Piscinas – maravilhosas e tentadoras como sempre, quando lhes bate o sol ou têm água aquecida. Sala de ginástica – agradável, num exercício calmo, com música. Sala de qualquer-coisa-cycling (será)? – uma sala quadrada completamente lotada de bicicletas (ai espera, lembrei-me, indoor cycling), no momento vazia, mas que imaginei cheia com as pessoas a darem joelhadas umas nas outras, tal era a quantidade de bicicletas. Vestiários – vapor no ar e mulheres semi-nuas, como não podia deixar de ser. Sala de musculação – gente montada em todo o género de aparelhos, a suar, e no ar um cheiro de borracha quente e transpiração. E mais as saunas e os banhos turcos, entre os quais eu nem sei a diferença, mais as massagens e a hidro-massagem, o duche escocês, os courts de ténis e squash... enfim, uma panóplia de técnicas inventadas, umas há séculos, outras ao longo das últimas décadas, por alguns senhores sádicos, outros à procura do pote de ouro, e outros com certeza bem intencionados. Mas como diz brilhantemente um certo administrador brasileiro: enquanto uns choram, os outros vendem lenços.
Ahh, mas a mim preocupava-me uma coisa! Ver que havia lá outras mulheres claramente com o mesmo objectivo que eu. Ou seja, eu queria ver algumas banhas a abanar, alguns pneus a abater. Já pensaram no constrangimento de ser a única gorducha entre um mundaréu de corpos femininos esbeltos e tonificados?? Nem pensar. E quantas? Quantas mulheres roliças vi eu? Duas. Apenas duas! Pronto, agora vai passar a haver três. Primeiro pensei que de facto, as únicas mulheres que exibem as curvas naquele lugar de altíssimo grau de exposição corporal são as já de si magras. Depois convenci-me que algumas daquelas beldades já foram um dia assim... gorduchas, e que o que vi ali agora foi o resultado de um grande esforço!
Bem, adiante, de decisão tomada, convencida de que aquilo tudo não é assim tão complicado e que eu até já começava a perceber o esquema todo, paguei. Foi então que me deram um maravilhoso quadro numa folha A5, com os horários da ginástica. Eu esperava ler coisas como “Aeróbica”, “Cardio-fitness”, “Manutenção”... Em vez disso, aparecem-me as seguintes disciplinas: Stretching, Localizada, Step, Power Step, Gap, Super Gap, Método Pilates (??), Aero/Dance, Body Pump, Body Combat, Body Balance, Body Attack, Dance Jazz... Uff... Fiquei cansada só de ler. Haverá entre a criativa variedade de cursos universitários actualmente alguma licenciatura sobre isto que eu devia ter tirado?
Ainda assim, aqui estou eu agora, com o meu cartãozinho na carteira, totalmente intencionada a fazê-lo sair cá para fora algumas vezes por semana. Não sei se de facto conseguirei. Mas uma mulher tem que ser mais forte que a fraqueza da sua força de vontade. E se eles me vendem os lenços, tenho mesmo que experimentar para ver se consigo assoar este meu grande nariz.