sexta-feira, 4 de abril de 2008

Os maus

Não é todos os dias que na nossa vida se cruza connosco a maldade. A pura, a que não mede consequências, que não teme castigo, que é cega à honestidade dos outros, que usa quem se cruzar no caminho, que não conhece princípios e desdenha quem parece mais feliz.
Mas há uma dia em que ela aparece, ou em que ela se revela em seu pleno esplendor. Ou melhor, na sua escuridão.
É nesse dia que descobrimos que funciona como uma espécie de buraco negro, que vive no seu próprio mundo escuro, distorcido e desconhecido, e que atrai para si quem menos espera.
Estamos habituados a ter quem goste de nós e quem não goste. Mas ter sobre nós o peso do ódio gratuito de alguém pode ser arrasador. A maldade centrada em nós, por razão nenhuma, é esmagador. Eu pensava que a maldade em estado puro era coisa dos contos de fadas, das histórias dos filmes. Afinal ela existe mesmo, e é capaz de mentiras e manipulação, de rancor e de inveja de uma forma que eu não conhecia.
E quanto mais nos tentamos manter no pedestal dos nossos princípios, mais somos abalados, mais a maldade nos utiliza e à nossa forma de ser para seu proveito.
Hoje descobri que há pouco a fazer contra o jogo puramente sujo. Jogar limpo é fraco e pouco premiado. Descer ao mesmo nível é vergonhoso, além de falhanço certo para os amadores. E retira por completo o prazer e a justeza da victória.
Só é pena que o final das histórias também não seja como nos filmes. Parece que lado bom quase nunca realmente ganha.
Aos perdedores resta esperar por alguma justiça divina, alguma incrível e perfeita reviravolta do destino. Mas é claro que estes perdedores ganham numa coisa! A dignidade de não ser como os vencedores.

2 Comments:

  • Ok, eu sei que isto é parvo mas vou fdizer: diz-me quem te fez mal que eu vou-me a ele/a! Vá...

    By Blogger Firehawk, at 9:51 da tarde  

  • Andava eu a navegar para tentar encontrar uma forma de afogar a tristeza que é passar por uma situação assim ,quando dei com este blog . devo dizer que expressou na perfeição aquilo que sinto ... pergunto- me muitas vezes ... o porquê de existirem pessoas assim e ainda não consegui achar resposta... enfim ...pobre de quem se cruza com tal coisa ...e o pior é que parece que quando nos fazem isso parece que levam um pedaço de nós ... a inocência que não volta mais ...

    By Blogger Lara, at 10:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home