sexta-feira, 6 de agosto de 2004

Finalmente um dia assim

- É só para dizer que... – a voz estéril e monocórdica do outro lado da linha parecia preparar-se para dar a má notícia - ... você ganhou o concurso para a vaga a que concorreu.
Não aconteceu comigo, mas aconteceu com alguém, esta manhã. Estou mesmo feliz! Alegra-me quando uma coisa acontece, aparentemente contra todas as probabilidades de manipulação. A verdade é que na maioria dos dias aprendemos que nunca acontece nada de extraordinário, que não é possível remar contra a maré, que numa engrenagem rígida todas as pedras que lá entram se partem, que no mundo das máfias traficantes de cunhas e interesses não há lugar para os bons da fita, que não há milagres, que as coisas são como são. E depois há aquele dia em que tudo acontece ao contrário, ou por outra, como devia ser sempre. Fico feliz quando a vida se lembra de nos mostrar que vale sempre a pena. Vale a pena ter esperança, vale a pena tentar. Vale a pena encarar de frente a possibilidade de perder. E a sensação de vencer, e saber que é possível, é inigualável.
Quase todos os dias, num momento ou outro, aprendemos a encolher os ombros e a baixar a cabeça. E depois surge um dia assim, repleto de esperança e justiça. Era bom que pudesse haver um dia assim, de vez em quando, em todos os cantos do mundo, onde nem o eco dessas palavras chega. Hoje tive essa felicidade. E é nestes dias que eu sinto que posso encarar tudo. É nestes dias que eu gosto mesmo da vida.